13 de jul. de 2013

Money Talks

Alô, alô, mulambada mais bem vestida do brasil. Faltam pouco mais de 24 horas para aquele tradicional rendez-vous com nossa baranga de fé, dessa vez em Brasília, no estádio de um bilhão de dólares, nossa casa numero 3. Porque a nossa casa numero 1 geral sabe que é a Gávea Sinistra e a casa 2 é o Maracanã, que para espanto de ninguém acabou mais uma vez nas mãos da maior torcida do Brasil, a única com moral pra ter lugar marcado no estádio desde 1950.
A diretoria do Flamengo fez o que pode pra se defender da sanha perfurativa do consórcio taradão. Fez charminho, deu telefone errado, marcou pra depois e não apareceu, enfim, deu vários migués pra ver se conseguia manter a bunda firmemente encostada na parede enquanto fazia o melhor negócio pro clube. E conseguiram. Uma vitória importante, porque o Flamengo, ainda que seja O Único Time Verdadeiramente Nacional do Brasil, não pode continuar a se ferrar todo abrindo mão do seu mando de campo e perder sua referência territorial, que há 63 anos é o Maracanã.
Mas apesar dos inegáveis talentos negociais da cartolada rubro-negra, que usaram a nosso favor todos os avanços da ciência econômica, a ajuda decisiva veio mesmo do caboclo Adam Smith. Foi com a humilde mãozinha invisível do mercado que o Flamengo pode vencer a atrabiliária mão grande do consórcio. Porque não adianta bater o pezinho no chão e dizer que é o maior. É o mercado que diz o tamanho do seu time. E o mercado trata melhor os maiores.
Como foi pedagogicamente demonstrado agora nos acordos fechados para a utilização do New Maracanã. O Flamengo fez um acordo melhor e mais lucrativo do que o Fluminense porque a torcida do Flamengo é maior e gasta mais. E como ensinam na Harvard Business School; when money talks bullshit walks. Agora até os idiotas que não estavam prestando atenção no lance da adidas puderam entender a diferença entre o Flamengo, que é price maker e o Flor, que é um mero price taker.
O Flamengo fez valer sua superioridade comercial e só aceitou jogar no Maracanã sob as condições que estabeleceu. Vai participar de todas as receitas do estádio. Estacionamento, publicidade, bares, restaurante, lojas, camarotes e o escambau. O Flamengo durante os próximos 6 meses vai ser sócio em tudo na base do 50/50. Enquanto o Fluminense só vai poder vender entradas pras arquibas atrás do gol. Inclusive com esse acerto vai ser muito difícil que a torcida do Flor volte a fechar o anel, concordam?
Na hora de ganhar dinheiro apressado come cru, eu disse cru, e o Fluminense fez um péssimo negócio. Tão ruim que assim que soube do acerto a AMBEV fez uma oferta pra comprar os naming rights do estádio e batiza-lo Arena Caracu. Mas como todo mundo sabe que o Fluminense é Fanta, o negocio não deve se concretizar. Mas soube que a Globo está ajudando o Flu a aumentar as suas receitas no maracanã. Pedro Bial já teria mandado pras Laranjeiras os 3 livros de receitas da Anamaria Braga.
Mas enquanto o Mengão não retoma a posse do Maraca o assunto é o Flamengo x vice, que deve ser encarado como uma final de Copa do Mundo se não quisermos ficar mais uma semana na pestilenta zona de rebaixamento do Brasileiro. O Flamengo, definitivamente, não nasceu pra isso. Fala sério, meus amigos, um jogo desses, no atual estado da maionese no Flamengo, caiu do céu.
Um tradicional freguês todo zoado, sem técnico (Dorival é meia boca e duas caras, deu desconto pros vascaínos), devendo a Deus e o mundo, é o tipo de adversário que o Flamengo precisa pra tirar a barriga da miséria e voltar a vencer no Brasileiro. Porque só uma vitória em 6 jogos do campeonato, além de ser uma vergonha, é a fórmula consagrada pro time jogar em 2014 às terças e sábados. Mas desses perigos o Mano manja e deve estar alerta.
Aliás, o Mano já falou que só abre o time 45 minutos antes dos clássicos, portanto não vamos falar mal de ninguém por enquanto, esperemos a escalação oficial de corneta em punho. Mas, no meu entender de leigo, jogue quem jogar, se o Flamengo perder ponto pruns caras que tão sem água no vestiário desde abril geral esquece de Maracanã e é III Guerra Mundial certa.
Vamo pra cima deles, Mengão. Sem medo. A torcida candanga percebeu logo que as forças espirituais, motivacionais e econômicas estão nitidamente do nosso lado e lotaram o estádio, o que vai gerar mais um pixulé forte pro nosso combalido caixa. Parabéns aí pra quem representa a Nação com brilho.
Não gosto de radicalismos e não acho inteligente pressionar os nossos jogadores além das suas capacidades, mas ganhar do bacalhau imundo nessa condições de temperatura e pressão é obrigação, sim. Porque se não ganhar da baranga o Flamengo vai ganhar de quem?
Mengão Sempre
Rubro-negro bem vestido, me ajuda a acabar com os perebas no time do Flamengo. Entra logo nosócio torcedor.

Nenhum comentário: